terça-feira, 10 de maio de 2011

"Semana da Família"

O Rodrigo Cardoso e a  Rita, a sua Mãe, dinamizaram uma actividade no âmbito da Expressão Dramática: Teatro de Fantoches.
Construíram os fantoches e presentearam-nos com a fábula "A Raposa e a Cegonha", que começou assim:

"Olá a todos! Eu sou o contador de histórias Gaspar! Vou-vos contar a história da Raposa e da Cegonha. Acho que vão gostar!
Certo dia, andava a D.Cegonha atarefada com a sua lida, quando teve uma agradável visita... era o Sr Pombo Carteiro...
- Oh! O Sr Pombo, o carteiro! Trouxe-me um bilhete, em folha de pessegueiro, estou tão contente!... Vamos ver o que diz:
"Eu, Dona Raposa, a Vossência,
Envia muito saudar,
Aguardando a sua comparência,
Amanhã às 7h para o jantar!
A morada é: Casa da Raposa nº3, Rua da Catatuta, Retiro do Pardal.
Mande resposta pelo Pombo Correio
E creia-me ao seu dispôr,
O traje pode ser simples, de passeio,
Venha, por favor.
Com os meus cumprimentos,
Sua amiga Dona Raposa."
- É claro, Sr Pombo Carteiro. Obrigada por ter trazido este bilhete.
Diga à Dona Raposa, minha amiga, que amanhã lá estarei para o banquete!
É claro, à hora marcada, chegou a Dona Cegonha apressada à casa da Raposa, que também estava toda apreraltada!
- Olá amiga Raposa, obrigada pelo convite. O que vamos jantar? Estou cá com um apetite!
- Olá amiga Cegonha! Obrigada por teres vindo! Vais adorar o meu jantar, senta-te!
E assim se sentaram para jantar! Mas foi uma decepção... Pois a Raposa matreira, fez servir a refeição num prato raso de barro uma sopa de feijão!
- E então, amiga Cegonha, estás a gostar do jantar?
- Sim, está delicioso!
Pobre Cegonha, nunca conseguiria comer naquele prato, muito menos uma sopa! Mas... e enquanto a pobre Cegonha achava o caso bicudo, a Raposa sem vergonha, tratava de comer tudo!
Mas a cegonha à saída, despediu-se em tom amigo:
- Gostei muito da comida, almoce amanhã comigo!
- Terei muito gosto, cara amiga, amanhã lá estarei!
De manhãzinha, a Raposa sempre cheia de apetite, não quis saber doutra coisa, senão daquele convite! Quando chegou à casa da Raposa disse:
- Sim senhora, bela mesa! Cheia que é uma beleza! Há-de me dar  a receita.
- Senta-te minha amiga, vamos almoçar! Espero que gostes!
Já a cegonha servia prazenteira o seu almoço numa bilha muito esguia e funda que nem um poço... Só um bico desta vez podia chegar ao fundo. Foi o que a Cegonha fez, rapou tudo num segundo!
E fula, sem comer nada, de olhar em brasa, a Raposa como louca teve de voltar para casa, fazendo cruzes na boca!"
Vitória, vitória, acabou a história.
No final a Rita explicou-nos a moral da história "Não devemos fazer aos outros, o que não gostamos que nos façam a nós! Principalmente aos amigos." e a seguir pintámos uma ilustração da história que a Rita trouxe para todos.
Para agradecermos esta partilha, o Rodrigo entregou à Mãe o Diploma de participação na "Semana da Família" e o Pedro esteve sempre muito atento!!
OBRIGADO Rita! Por estes momentos, adorámos!!

Sem comentários:

Enviar um comentário